Porque deve colocar uma prótese dentária

Neste site encontrará tudo o que necessita de saber de próteses dentárias. Assim, antes de decidir colocar uma prótese, leia os artigos que disponibilizamos. Acreditamos que ficará melhor esclarecido em relação a esta temática e poderá assim, tomar a opção mais adequada ao seu caso no que toca à colocação de uma prótese dentária.

Porque deve colocar uma prótese dentária
A prótese dentária deve ser colocada em casos em que há uma ausência parcial ou total de dentes. É um método para a substituição de dentes naturais que ao longo dos anos se tem comprovado como sendo eficaz e mais acessível do que outros métodos como por exemplo os implantes dentários.

A colocação de uma prótese torna-se fundamental para devolver as funções mastigatórias, a estética e até melhorar a dicção. Veja porquê:

Embora seja muito negligenciada, a mastigação correta dos alimentos é fundamental para qualquer indivíduo. Corrigindo a dentição irá prevenir ou até eliminar problemas de digestão que surgem com o facto de os alimentos serem mastigados de forma deficiente.
Em relação à estética, é inegável que um sorriso com a dentição completa tem benefícios claros: a sua autoestima aumenta, a sua autoconfiança no trabalho e nas suas relações pessoais torna-se superior. Em suma, você se sentirá muito melhor consigo mesmo(a).
No que toca à dicção, sem dúvida que se tornará mais clara e perceptível. E nem será necessário demonstra-lhe os benefícios inegáveis desta melhoria.
Se a prótese dentária tem como objetivo substituir uma dentição que ainda existe, mas em condições em que é irrecuperável, um outro benefício é o facto de [eventualmente] eliminar a formação de bactérias e prevenir infecções advindas de uma dentição em mau estado (exemplo: substituição de dentes cariados e sem recuperação possível).

Como funcionam as próteses dentárias?

O funcionamento de qualquer prótese dentária é bem simples: tratasse de um “dispositivo” artificial que permite substituir os seus dentes. É apenas e só uma estrutura acrílica (com ou sem uma parte metálica) que se ajusta aos seus maxilares, fixando-se com a ajuda dos tecidos moles, da estrutura óssea adjacente, do vácuo, ou ainda de uma componente metálica e que o ajudará a substituir de uma forma eficaz os dentes que lhe faltam.

São construídas através de um molde, por laboratórios de prótese dentária especializados e com recurso às mais modernas tecnologias.

Em termos de materiais, como já se afirmou acima, a estrutura básica é constituída em acrílico, assim como os dentes que compõem a prótese. Também é possível ao paciente pedir que usem na sua prótese dentes de porcelana. Tal terá um custo acrescido, mas tem vantagens como: dentes mais naturais; menos propensos ao desgaste e à quebra; aumentam a durabilidade das próteses dentárias.

Dói colocar uma prótese dentária?
O processo de colocação de uma prótese dentária atualmente não é doloroso. Mesmo que tenha de extrair dentes ou raízes, mesmo que tenha de eliminar outros problemas com a sua dentição, fique certo de que não tem de passar por qualquer tipo de dor.

A anestesia é eficaz e os dentistas têm sempre o cuidado de lhe perguntar se sente alguma dor durante todos os procedimentos. Fique certo que a sua maioria dos dentistas está absolutamente concentrada em tornar o processo de colocação de uma prótese dentária o mais confortável possível, e isto passa pela total ausência de dor.

Antes de colocar uma prótese, verifique sua saúde oral!
É fundamental verificar e corrigir problemas da sua dentição antes de colocar uma prótese. Por vezes, por questões econômicas ou até de outra natureza, o paciente coloca a prótese sem antes eliminar problemas de cáries, periodontite, ou até infecções de vários tipos. O resultado é que este procedimento irá comprometer as hipóteses de sucesso da prótese dentária.

Assim, aconselhamos que peça ao seu dentista para rever toda a sua dentição de modo a assegurar que se encontra em perfeitas condições para receber uma prótese.

Outra questão por vezes negligenciada é o cuidado a ter quando tem de extrair alguns dentes. Apressar este processo sem deixar a gengiva cicatrizar e o osso do maxilar consolidar a ausência do dente, pode conduzir a problemas como próteses dentárias que depois de colocadas acabam por “não servir”. Conselho: aceite este processo sem pressas e não salte etapas. Caso contrário irá despender ainda mais dinheiro e terá problemas acrescidos com um procedimento médico que até é bem simples.

Há alternativas à prótese dentária?
A prótese dentária está tão disseminada por todo o mundo por duas razões: é uma forma simples de substituir dentes em falta e acima de tudo, é a forma mais barata de o fazer. Os custos deste tratamento, quando comparados com outras alternativas, são muito inferiores.

Mas, falemos das alternativas. Quais são? Os implantes dentários. Sendo honestos e direitos, temos que dizer-lhe desde já que colocar implantes dentários em vez de uma prótese dentária, irá deixá-lo(a) com um sorriso muito mais natural e tem mais vantagens que a prótese. Mas, são muito mais difíceis de comportar pela maioria das pessoas.

Assim, se não tiver possibilidade de colocar implantes dentários, opte sem hesitações pela prótese, afinal é segura e de custos relativamente baixos quando comparados com as alternativas.

(Devemos também referir que por vezes a prótese é inevitável quando a estrutura óssea não permite a colocação de implantes, mas tais casos são muito raros.)

Imagens do antes e depois da prótese dentária

Dica: Para ver todas as fotos em sequência clique na primeira imagem (ou noutra) e vá percorrendo todas as imagens do antes e depois da prótese dentária. 

antes-e-depois-protese-dentaria-3
antes-e-depois-protese-dentaria-4
antes-e-depois-protese-dentaria-1
antes-e-depois-protese-dentaria-2
antes-e-depois-protese-dentaria-9
antes-e-depois-protese-dentaria-10
antes-e-depois-protese-dentaria-7
antes-e-depois-protese-dentaria-8


















O que achou das imagens? Viu como pode alterar para muito melhor o seu aspecto físico colocando uma prótese dentária e corrigindo a sua dentição?






Nenhum comentário:

Postar um comentário