domingo, 28 de abril de 2013

A adaptação à prótese dentária

A adaptação à prótese dentária

Há vários factores que preocupam quem vai colocar uma prótese dentária: Como vai ser a minha adaptação? Será que vai doer? Quanto tempo passa até eu me habituar à prótese dentária?Tudo questões legítimas e pertinentes. para as quais este artigo tem a resposta. Leia o artigo e perceba como será o seu processo de adaptação à prótese dentária.
A adaptação à prótese dentária

No início do uso da sua nova prótese dentária, é possível que sinta algum desconforto. É natural. O dentista ao entregar a prótese prevê já a existência de algumas zonas de ajuste que poderão ser “moldadas” de forma a melhor acomodar a prótese à boca do paciente. Esses ajustes permitem não só compatibilizar a prótese com o seu usuário, mas também equilibrar a mordida, a oclusão e o encaixe das partes da prótese.

Quer saber como será o início?


  • você sentirá uma certa estranheza por ter um “corpo estranho” na sua boca
  • seu corpo produzirá mais saliva que o normal
  • você vai falar de um modo algo diferente
  • é possível que morda involuntariamente as bochechas
  • na zona de apoio da prótese poderá sentir dor e desconforto

O que recomendamos


Nesses primeiros dias tente mastigar com cuidado, assim tem menor probabilidade de morder suas bochechas e não forçará demais as zonas de apoio da prótese. Nomeadamente as gengivas. Tente mastigar a comida de forma homogênea  em movimentos verticais, de forma pausada e equivalente por ambos os lados da prótese (no caso por exemplo das dentaduras)
É também importante que, apesar do desconforto que possa sentir, mantenha a prótese na sua boca o máximo de tempo possível. Se retirar para aliviar, faça-o por períodos de tempo muito curtos e volte a colocar. Há dentistas que inclusive recomendam que durma com a prótese, embora tal não seja consensual, siga o conselho do seu médico.
Quanto à alimentação, tente ingerir alimentos de fácil mastigação, moles e que não forcem sua mordida. Exemplos: puré de batata, carne picada, peixe e sopa.
Tente progressivamente se ajustar ao seu novo modo de falar, aos novos movimentos de sua língua, músculos da face e lábios. Faça sua rotina normal e verá que com o tempo se acostumará.

O tempo que decorre até se adaptar à prótese dentária varia de caso para caso, mas em cerca de um mês é possível que esteja totalmente acostumado e seu corpo já habituado

Fixadores de Prótese Dentária, devo usar?

 Para manter as próteses dentárias removíveis, nomeadamente as dentaduras, é vulgar usar-se um fixador. Existem várias marcas, das quais a mais conhecida é a Corega. Estes produtos são seguros para a sua saúde e não trazem quaisquer consequências nocivas para a sua saúde muito pelo contrário como verá neste artigo.

Afinal devo ou não usar um fixador?

A reposta direta é sim, por vários motivos. Um fixador permitirá “colar” sua prótese removível no local adequado, sem movimentos indesejados, aumentando assim sua eficácia. Assim ao preservar a prótese no seu lugar:
  1. mastigará melhor os alimentos e não permitirá tão facilmente que determinados bocados de comida se alojem entre a prótese e a cavidade bucal, que geralmente leva a um grande desconforto e até dor.
  2. sua dicção, o modo como você fala, não sairá prejudicado. Pessoas cuja prótese mexe para todo o lado, regra geral não se fazem entender com a mesma facilidade. Sua fala é algo balbuciante e de difícil compreensão.
  3. correrá menor risco de quebrar a prótese. Para além das quedas durante a limpeza das próteses, deixar cair a prótese durante a fala ou alimentação são outras razões frequentes apontadas para a quebra involuntária das próteses dentárias
Assim, usar um fixador permite que fale de forma correta, coma de maneira eficiente e previna a perda/quebra acidental da sua prótese. Pensamos que para o investimento reduzido que representa, o uso de um fixador de prótese dentária trás enormes vantagens.
Este tipo de produtos geralmente é recomendado pelos dentistas, mas pode comprar livremente na sua farmácia ou supermercado. Existem várias marcas e todas com um enorme grau de eficiência. Experimente e procure a marca que maior conforto trouxer para você.
Nota: Não há contra-indicações conhecidas para o uso de fixador de prótese dentária.