Tratamento da DTM (Distúrbio TemporoMandibular) Dores de cabeça ou labirintite

Segundo pesquisadores do mundo inteiro algumas dores de cabeça, podem estar diretamente ligadas a disfuções no maxilar ou dor de dente.
Essas dores são aquelas relacionadas às disfuções temporomandibulares (articulação entre a mandíbula e o crânio localizada perto do ouvido, mais precisamente no osso temporal), também conhecidas como DTM e ATM.
Quais os sintomas da DTM?
Geralemente os sisntomas mais comuns são dores de cabeça, dores próximas ao ouvido, zumbidos, tonturas (labirintites) e até torcicolo.
O que é DTM?
DTM é a abreviação de Distúrbio Temporo Mandibular. Traduzindo, é a disfunção caracterizada pela perda gradual da mobilidade mandibular, redução significativa da movimentação da mandíbula nos movimentos de abertura da boca e lateralidade.
A DTM está intimamente ligada ao aparelho mastigatório (boca), dentes, músculos, ligamentos, articulações e ossos.
Normalmente apresenta causas diversas como problemas emocionais, hormonais, locais, anatômicos e parafuncionais (atividades não funcionais, danosas ao sistema mastigatório e aos dentes). A mais comum delas é o bruxismo, ato de ranger os dentes durante a noite.
As más oclusões dentárias (quando o arranjo estético e o funcional não são aceitáveis) também podem agir como fatores desencadeantes e perpetuantes das dores nas articulações temporomandibulares e faciais.
DTM causa dores de cabeça ?
Elas têm sido associadas a problemas de dores de cabeça desde os anos 60, e certamente contribuem para alguns quadros de dores orofaciais, localizadas nas regiões da cabeça e pescoço.
Um arranjo oclusal correto (organização das arcadas e o relacionamento entre elas) é importante para a estabilidade articular e muscular do paciente. Essas condições são particulares, devem ser diagnosticadas por dentistas e tratadas através de trabalhos restauradores e reabilitadores bucais.

Qual o tratamento para DTM?
As soluções variam a cada caso: próteses fixas ou removíveis, implantes, restaurações ou dispositivos fixos ou removíveis.
Sendo assim, é importante que se faça um diagnóstico preciso para que se estabeleça um tratamento adequado. Para isso, é necessário o trabalho em conjunto de uma equipe multidisciplinar, composta por otorrinolaringologista, neurologista, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e dentista.
As pesquisas nessa área se intensificam a cada dia. Novos tratamentos estão sendo estabelecidos para tratar estas condições e minimizar as conseqüências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário