quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Tipos de mordida

A identificação dos problemas relacionados com o seu tipo de mordida são especialmente importantes quando pretendemos saber qual afinal o enquadramento no nosso problema. Tendo de antemão nem que seja uma vaga noção do que poderá estar a causar o desalinhamento dentário, o paciente estará muito mais à vontade para discutir com o seu ortodontista as soluções que se poderão apresentar para o seu caso. Continue a ler para saber mais sobre os vários tipos de mordida e verifique se o seu se enquadra nos casos mencionados.

Quais os tipos de mordida que existem?

De seguida, apresentaremos um diagrama ilustrativo de cada tipo de mordida, para que fique muito mais claro o enquadramento dos vários tipos de má oclusão de que os candidatos à colocação de aparelho dentário podem padecer.

Observe a figura:
Tipos de Mordida
Perceba agora mais facilmente quais os tipos de mordida:
  • Apinhamento – vulgarmente referido por apinhamento dentário, este é um problema de fácil compreensão: existem muitos dentes para uma arcada demasiado pequena para os alojar a todos, ou então, ocorre também quando a dimensão dos próprios dentes é desproporcional causando assim que os dentes se “amontoem” uns nos outros.
  • Sobremordida – é caracterizada vulgarmente por dentes muito salientes na arcada superior. Por norma os dentes da arcada superior devem estar de facto mais à frente dos da arcada inferior, mas quando isso acontece de forma exagerada o paciente sofre de sobremordida.
  • Prognatismo – essa pode ser quase que caracterizada como sendo a situação inversa da sobremordida (passe o abuso de linguagem e a comparação). Nesse caso, o paciente tem os dentes da arcada inferior fechando na frente dos dentes da arcada superior. Pode também ser designada de “mordida cruzada anterior”.
  • Mordida cruzada – ocorre de cada vez que se observa que o paciente ao fechar a boca não fica com os dentes da arcada superior ligeiramente mais à frente que os dentes da arcada inferior.
  • Mordida aberta – como a própria designação indica, sucede de cada vez que na oclusão, os dentes da frente geralmente os 4 incisivos (ou até os pré-molares) de ambas as arcadas não estão em contacto entre si, havendo um espaço significativo entre eles.

Tipos de mordida não ilustrados na figura

Para além desses problemas de mordida (oclusão), poderíamos referir também pelo menos mais dois problemas muito comuns: o desvio da linha mediana e o diastema.
  • Desvio da linha mediana – é facilmente caracterizado pelo desvio existente entre o centro da arcada superior e o centro da arcada inferior. Estando desalinhados, o paciente sofre então dessa condição.
  • Diastema – esse é um problema muito comum e consiste na existência de um espaço exagerado entre dois dentes, quer seja pela ausência de dentes, como também por dentes que não preenchem na totalidade a boca.
Como poderá concluir existe uma multiplicidade enorme de problemas de oclusão que poderão ser corrigidos com o uso do aparelho dentário. E para cada tipo de problema o seu ortodontista terá de traçar um plano específico de modo a reposicionar os dentes da forma correta.
Se leu até aqui, poderá também facilmente concluir que mesmo dentes que aparentemente estão alinhados, podem na verdade esconder um problema de mordida que você não tenha conseguido identificar. Logo é importante que você seja visto por um especialista, pois só ele poderá identificar corretamente se você tem um não um problema de oclusão.
Como poderá concluir, mais do que uma solução estética a colocação do aparelho dentário é uma decisão que pode mudar para sempre a sua saúde oral e prevenir que problemas de oclusão se tornem no futuro perturbações mais graves.
E lembre-se, a escolha do tipo de aparelho dentário estará também condicionada ao tipo de problema do qual você sofre e a metodologia que o ortodontista achar mais adequada e eficaz para o solucionar.
Esperamos que tenha com esse artigo ficado bem mais elucidado acerca dos tipos de mordida existentes. Mas, mesmo assim consulte um dentista para que este possa fazer uma identificação mais precisa e avalizada desse mesmo tipo.