quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Tipos de aparelhos dentários

Os aparelhos ortodônticos são de vários tipos. Poderíamos fazer todo o tipo de subdivisões, ou agrupamentos de aparelhos dentários por forma de colocação, tipo de materiais usados entre outras. Mas faremos uma subdivisão que qualquer utilizador possa perceber de forma clara – dividiremos os aparelhos dentários de acordo com o facto de serem esteticamente mais apelativos ou não.Mais abaixo iremos ordenar estes aparelhos conforme sua eficácia e preço. E no fim do artigo faremos um breve resumo de toda a informação.

Aparelhos dentários “mais estéticos”

  • Estéticos (de brackets transparentes)
  • Invisalign (sem brackets fabricado de uma liga translúcida)
  • Lingual (colocado na parte interior da dentição)

Aparelhos dentários “menos estéticos”

  • Fixos de brackets metálicos (com elásticos)
  • Fixos de brackets metálicos auto-ligantes (Damon System)
  • Removíveis (os mais “antigos” aparelhos)

De todos os tipos qual o melhor aparelho dentário?

Não coloque a questão desse modo, coloque antes por ordem de preferência os seguintes aspectos: eficácia, estética e preço.

Aparelhos mais estéticos ordenados por eficácia (do mais caro ao mais acessível)

 - Podemos dizer-lhe que o aparelho que alia a eficácia a uma estética bastante boa (quase não se nota) é o aparelho dentário do tipo Damon System mas de brackets estéticos. O tempo do tratamento é mais reduzido, o aparelho mal se nota e a manutenção baixa.
 – Se não puder adquirir o aparelho anterior, pois é ligeiramente mais caro que o aparelho de brackets “normais”, considere a aquisição de um aparelho fixo convencional de brackets estéticos.
 - Aparelho dentário lingual – não muito usado, muito porque sua manutenção é um pouco mais complexa que outros aparelhos. Como se encontra na parte de dentro da sua dentição, dificilmente se vê.
Nota: Não incluímos o Invisalign que é outro aparelho estético, pois este tem uma aplicação que depende do seu desalinhamento (veja mais em aparelhos invisalign)

Aparelhos menos estéticos, igualmente eficazes mas mais acessíveis

 – A primeira opção sem dúvida que é o aparelho dentário Damon system – brackets auto-ligantes. É actualmente o aparelho mais eficaz que existe. Mais sobre este aparelho aqui.
 – O aparelho dentário fixo de brackets convencionais. Sim aquele com elásticos coloridos e que todo o mundo usa. Embora seja o mais comum, talvez por ser o mais acessível de todos, não é tão eficaz como o anteriormente referido.

Já li o artigo mas continuo sem saber qual o aparelho que devo colocar!

Bom, de facto tanta informação de uma só vez pode ser algo confuso.
Conselho: releia os artigos do site e veja as imagens as vezes que achar necessárias, se ficar com dúvidas contacte-nos.
Entretanto damos uma ajuda. Ordenando por preço e eficácia:
  • O aparelho mais comum e também o mais barato: aparelho dentário fixo de elásticos e braquetes metálicos
  • O aparelho estético mais barato: aparelho dentário fixo de braquetes e “fio” transparentes
  • O aparelho mais eficaz: o aparelho de braquetes auto-ligantes (metálicos)
  • O aparelho mais eficaz e também estético: o aparelho de braquetes auto-ligantes (mas transparentes)
Esperamos que todas as suas dúvidas sobre os vários tipos de aparelhos dentários existentes no mercado, tenham sido esclarecidas.