Síndrome do Respirador Bucal

Quando alteradas a integridade anatômica e também a parte funcional das vias aéreas temos uma obstrução mecânica no nariz e o indivíduo altera sua respiração nasal (correta) para a bucal.
Um paciente que apresenta músculos errados exercitados, principalmente na infância pelo uso de mamadeiras ou mesmo o dedo, terá uma alteração da face que desencadeara uma série problemas.
O maxilar, superior, pressionado nas laterais pelas fortes bochechas, terá um palato (céu da boca) elevado e o maxilar inferior sofrerá uma modificação que irá alterar a posição da língua.
Como o palato forma também o assoalho do nariz, com esta elevação teremos um quadro de obstrução nasal e desvio de septo.
Surgirá daí um conjunto de doenças conhecidas como Síndrome do Respirador Bucal. A causa maior, chegando a 90% dos casos, é falta da amamentação no peito.
Entre muitos problemas que a pessoa pode apresentar estão os relacionados com as células de defesa, que irão sofrer com a passagem do ar contaminado pela boca, ao invés deste ar ser filtrado, umedecido e esterilizado se passasse pelo nariz.
Estas células de defesa são conhecidas como amídalas e adenóides e devem ser preservadas pois elas regridem e voltam a ter sua função e tamanho normalizado se o paciente voltar a respirar pelo nariz.
A melhor maneira de se tratar esta síndrome é agir o mais precocemente possível. O resultado em crianças é bem mais fácil de tratar e o agravamento de suas conseqüências também serão evitadas.
Mas isso não impede que se atue posteriormente, em qualquer idade quando se fizer necessário.
Conseqüências da Respiração Bucal
- Quando o ar entra pela boca, ele é frio, seco e contem impurezas que são enviadas para o estômago e para o pulmão, que podem ter problemas com isso.
- Ao passar pelos dentes ele vai secá-los e provocar o acúmulo de tártaro devido a falta de ação da saliva que funciona como um detergente.
- O ar contaminado,quando atinge a parte posterior da boca, provoca a reação das amídalas e adenóides que estão aí para proteger o organismo contra a ação de corpos estranhos.
- A caminho do pulmão, o organismo produz uma quantidade maior de muco , conhecido como catarro, para que as bactérias e elementos estranhos que passam pelas estruturas de defesa fiquem aí aderidas e depois sejam eliminados.
- A respiração bucal pode ser a causa da baba noturna, apnéia, ronco, sinusite, coriza, dores de ouvido, o bruxismo (ranger de dentes), o ronco, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário