Quantos dentes nós temos?

A primeira dentição 
Origina os chamados dentes de leite:

• 4 incisivos
• 2 caninos 
• 4 molares no maxilar superior
• 4 molares no maxilar inferior
A dentição de uma criança pode chegar a 20 dentes na primeira etapa da "vida bucal".
Após a troca do dentes, próximo da adolescência pode-se chegar ao total de 28 dentes, em seguida virão os dentes do siso podendo chegar a 32 dentes
Obs.: Para saber mais sobre dentes de bebê e prevenção de problemas odontologicos acesse a página de Odontopediátria (Amamentação dos bebês)
Os incisivos ou cortadores 
Acham-se na parte anterior dos maxilares, dois no centro e dois situados um em cada lado dos anteriores.
Em seguida 
Vêm os caninos, de pontas agudas, depois seguem os molares, ou os dentes trituradores. A disposição é a mesma em ambos, os maxilares e lados direito e esquerdo.
Nossa arcada dentária permanente é de 32 dentes
Desses, 20 vêm substituir gradualmente os da dentição provisória. Atualmente conhecido como a troca de dentes. Essa troca de dentes de leite pode se iniciar na época dos 5 anos e meio e termina entre 11 e 14 anos, mas não há um rigor nem uma regra para isso acontecer.
Então há o surgimento dos primeiros molares permanentes e continua com os outros dentes incisivos centrais e laterais, primeiro e segundo pré-molares, caninos e segundo molar. Por fim uma pessoa deverá ter 16 dentes no maxilar superior e 16 no inferior. Porém nem todas as pessoas chegam a ter os 32 dentes
Substituição dos pré-molares e o siso
Os pré-molares que substituem os de leite apresentam duas pontas na coroa, que os torna conhecidos, também, como bicúspides. O terceiro molar ou do siso pode aparecer entre os 16 anos em diante, ou mais tarde por estar incluso e não romper a gengiva.
Tanto na dentição de leite como na permanente observa-se às vezes a má oclusão, isto é, a colocação irregular dos dentes, e quanto mais rápido o(a) paciente for submetido(a) ao especialista em ortodontia, mais eficaz será o tratamento.
Do que são feito nossos dentes?
Os dentes são formados, em grande parte, de sais minerais, principalmente cálcio e fósforo, além de magnésio, flúor e outros elementos.
Cada dente é formado pela coroa e raiz. A coroa é revestida por esmalte e sob ele há a dentina, menos mineralizada que o esmalte, e protege a cavidade pulpar.
Para saber mais sobre a composição de um dente acesse a página: Do que são feitos nossos dentes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário