Prótese total fixa ou removível (dentadura)


Um detalhe importante é a questão do preconceito. "Não deixe que em nenhum momento que a prótese fixa ou removível (dentadura) se torne algo vergonhoso. Milhares de pessoas gostariam de poder trocar os dentes por uma linda dentadura. Branquinha, brilhante, limpinha e alinhada."
Separamos algumas perguntas freqüentes para quem deseja optar pela escolha da prótese  No caso de dúvidas fale com a Dra. Renata Adorno, que ela poderá lhe ajudar.

A prótese fixa ou removível (dentadura) é a forma mais pratica e rápida de trazer de volta aquele sorriso que esta escondido, além de proporcionar uma vida nutricional mais saudável.

Quanto tempo dura uma prótese total?
Dura em media 5 anos. Após este período procure o cirurgião dentista para que ele possa fazer uma analise e confeccionar uma nova.
É aconselhável fazer um acompanhamento preventivo e visitar o dentista 1 vez por ano. Nesta analise anual o dentista não irá avaliar apenas a dentadura. Ele irá avaliar toda sua saúde bucal: Estética, harmonia facial, desgaste dos dentes, envelhecimento precoce, falta de retenção, reabsorção óssea, dores em algumas áreas são alguns itens importantes para indicação ou não de uma nova dentadura.
Quanto tempo é necessário para se acostumar às dentaduras?
A adaptação pode variar de pessoa para pessoa e pode variar de acordo com sensibilidade da gengiva e hábitos de alimentação. No início você irá sentir um pouco de desconforto mas logo passa.
A adaptação da prótese superior é mais rápida que a inferior chegando a ser até 4 vezes mais rápido. Como já falamos no início procure mastigar apenas alimentos macios, leves e cremosos (Ex.: purê de batata, folhas, banana, gelatina, etc.)
Na fase de adaptação pode surgir alguns pontos de desconforto, dor ou leves saliências. Caso isso aconteça fale com o dentista para que ele possa lhe auxiliar.
Que tipo de alimentos devo comer?
Preferencialmente nos primeiros dias coma alimentos macios e cremosos, à medida que for você for se acostumando e evoluindo você já poderá mastigar alimentos mais consistentes.
Porém mastigue lentamente e com atenção faça uma mastigação mais uniforme, permaneça com os dentes alinhados. Com o passar dos dias sua gengiva estará menos sensível, você já terá mais controle sobre a dentadura e saberá dosar a força necessária para mastigar os alimentos.
Algumas dicas de alimentos são:
Variedade: Arroz e feijão bem cozidos, purê de batata, salsicha 
Folhas: alface, rúcula, tomate; 
Massas: Espaguete, Nhoque, 
Frutas: Banana, Mexerica, uva, Melancia; 
Sobremesas: Gelatina, Maria-Mole, pudim, etc. E após as refeições é muito importante escovar a dentadura.
É difícil falar com as novas dentaduras?
Depende. Se você fala rápido e normalmente já misturava as palavras, você irá sentir um pouco de dificuldade no início. Mas em pouco tempo você irá se acostumar e começará a falar normalmente. Pratique em frente ao espelho, fale, cante, grite, sorria abra e fecha a boca varias vezes.
As dentaduras "machucam"?
No início você sentira um pouco de desconforto pois a gengiva é muito sensível e a dentadura é mais dura. É possível que apareçam leves saliências nas gengivas provocando um pouco de dor.
Se isso acontecer fale com o seu dentista e ele irá avaliar a necessidade de fazer algum tipo de ajuste no molde ou na base.
As dentaduras provocam náuseas ou enjôos?
Às vezes. Isso só acontece porque você ainda não se acostumou com a dentadura. A melhor coisa a fazer é permanecer com a dentadura durante mais tempo, assim estes sintoma logo irão passar. Peça para o seu dentista verificar se a extensão da base e a adaptação no céu da boca estão de acordo.
Posso dormir com as dentaduras?
Após o período de adaptação você vai se sentir mais confortável em usar a dentadura por mais tempo podendo até mesmo dormir com as próteses. Porem isso será uma escolha pessoal.
Caso você sinta dificuldades, como: dor na boca, maxilar, acordar no meio da noite pelo fato da prótese ter soltado, é melhor dormir sem.
Como limpar as dentaduras?
Sempre após as refeições tente sempre lavar a(s) dentadura(s) utilizando escovas macias. Evite usar qualquer tipo de pó para polir, podem conter cáusticos alcalinos, ácidos ou partículas, os quais podem arranhá-la. 0 acúmulo, além disso antigas partículas pode dar mau odor.
Uma dentadura que não está limpa nunca é confortável. A melhor maneira de evitar o acúmulo de tártaro é não deixar que se deposite.
Devo usar produtos de fixação?
Isso poderá ser uma escolha. Alguns pacientes ficam satisfeitos e outros não. Converse com o dentista que esta lhe ajudando na adaptação e veja o que ele tem a lhe dizer. Não comece a usar por indicações, fale com o seu dentista para que ele possa lhe explicar algumas das vantagens e desvantagens.
Em alguns casos a gengiva tem a reação de se contrair fazendo com que a dentadura fique mais frouxa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário