Periodontite e Gengivite - Doença periodontal e inflamação na gengiva

Se você foi diagnosticado como tendo doença periodontal (na gengiva), não está sozinho. Estima-se que 80% dos brasileiros adultos tenham alguma forma de doença periodontal.
As doenças periodontais variam desde simples inflamação na gengiva até doença séria que resulta em dano importante aos tecido moles e ossos que dão suporte aos dentes. Nos piores casos, dentes podem ser perdidos.
Doenças na gengiva são uma ameaça à saúde oral. Pesquisas também apontam para possíveis efeitos na saúde de doenças periodontais que vão além da boca. O aparecimento e progressão das doenças periodontais dependem em grande escala dos cuidados diários com os dentes e gengivas.
Causas das doenças periodontais

A boca é cheia de bactérias. Essas bactérias, junto com muco e outras partículas, constantemente formam placas dentárias. Escovação e uso do fio dental ajudam a se livrar das placas. A placa que não for removida pode endurecer em formar tártaro, que é um abrigo a bactérias que a escovação não consegue limpar. Somente uma limpeza profissional feita por um odontologista pode remover o tártaro.
Gengivite

Quanto mais tempo placa e tártaro ficarem nos dentes, mais danosos eles se tornam. A bactéria causa inflamação da gengiva, que é chamada gengivite. As gengivas ficam vermelhas e inchadas na gengivite, podendo sangrar facilmente. Gengivite é uma forma moderada de doença na gengiva que pode geralmente ser revertida com escovação e fio dental diariamente, assim como limpeza regular por um dentista. Essa forma de doença na gengiva não inclui nenhuma forma de perda de tecidos e ossos que seguram os dentes.
Periodontite

A gengivite pode progredir para periodontite quando não é tratada. Na Periodontite a gengiva se separa dos dentes e forma “bolsas” que são infectadas. O sistema imunológico do corpo luta contra a bactéria à medida que a placa se espalha e cresce por baixo da linha da gengiva. Toxinas de bactérias e as enzimas do corpo que lutam contra a infecção começam a destruir o osso e tecido conectivo que segura o dente. Se não tratada a periodontite pode ocasionar a destruição dos ossos, gengiva e tecido conectivo que seguram os dentes. Os dentes podem ficar moles e precisar ser extraídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário