A Periodontia é a especialidade que trata da periodontite estudando a gengiva e os tecidos moles da boca.

A Periodontia é a especialidade que trata da periodontite estudando a gengiva e os tecidos moles da boca. O objetivo do tratamentoé estabilizar para não ocorrer as perdas dos dentes e assegurar que o paciente não volte a ter novos problemas de periodontite.
O que é doença periodontal?
A doença periodontal ou periodontite é uma infecção bacteriana que afeta as fibras de inserção (gengiva) e afeta o osso de suporte que mantêm os dentes alinhados na boca, dando harmonia ao seu sorriso.
 
Por que fazer um exame de periodontite?
Para se prevenir de doenças mais graves. Um exame periodontal é a forma fácil de determinar como esta sua saúde bucal. No exame, uma micro sonda é inserida entre seus dentes e a gengiva para verificar sua saúde periodontal.
Desta forma é possível diagnosticar com precisão a necessidade de um tratamento precoce da doença periodontal podendo assim evitar problemas futuros como a perda de dentes ou a necessidade de implantes. Este simples exame pode ajudá-lo a conservar seus dentes por toda sua vida.


Quem precisa fazer este exame?

Todas as pessoas precisam fazer o exame periodontal. Este exame é uma forma de se prevenir contra problemas mais graves como infecções e perdas dos dentes. Se você nunca fez este tipo de exame converse com seu dentista e marque já uma consulta. Prevenir é melhor do que tratar.
Como é feito o tratamento?
Primeiro o periodontista irá controlar a infecção para poder remover a placa. A remoção da placa poderá ser feita através de raspagem, remoção do tártaro (placa), granulação e toxinas da gengiva. A raiz do dente será alisada para eliminar pontos de acúmulo de germes, permitindo que a gengiva fique mais aderida ao dente.
Ainda existe outra alternativa que é o uso de um líquido para higiene bucal contendo uma clorhexidine. em alguns casos o dentistas pode prescrever antibióticos que ajudam a eliminar os causadores da periodontite.
É necessário realizar uma cirurgia periodontal?
A cirurgia pode ser necessária, caso a raspagem e o alisamento não controlarem a infecção, ou se esta estiver muito avançada e incluir perda óssea ao redor dos dentes. A Cirurgia é feita com anestesia local sem causar dores ao paciente. “A cirurgia é realizada levantando-se a gengiva, removendo-se o tártaro e suturando-a de volta no lugar”.

Você foi indicado para o periodontista?Seu dentista determinou que sua gengiva necessita de cuidados especiais e indicou você para um periodontista. Periodontistas são dentistas especializados no diagnóstico, tratamento e prevenção de doença gengival. Por esta indicação, seu dentista está mostrando um forte comprometimento em cuidar bem de seus dentes. 

Procedimentos estéticos periodontais para melhorar seu sorrisoComece a sorrir!
Se você não está feliz com seu sorriso, agora existem procedimentos estéticos periodontais e dentais que podem ajudá-lo a alcançar a aparência e o sorriso que você deseja. 

Por que uma boa higiene oral é tão importante?
A doença periodontal é a principal causa de perda dentária em indivíduos adultos, afetando  três de cada quatro pessoas em algum momento de suas vidas. A melhor forma de prevenir a doença periodontal  e a cárie dental -  e manter seus dentes ao longo da vida – é através da escovação, do fio dental e de visitas regulares no dentista. 

Por que a saúde bucal é tão importante num diabético?
Doença periodontal é uma infecção bacteriana que, se não tratada, pode aumentar sua severidade. Como diabético, você apresenta maior risco em desenvolver estes tipos de infecção, que podem prejudicar sua habilidade de processar e/ou utilizar insulina. Isto pode causar uma maior dificuldade de controlar seu diabetes e a infecção ser mais severa do que uma pessoa sem o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário