Odontologia do Esporte Prevenção desportiva (bucal)

A crescente prática de esportes de contato como o Judô, jiu-jítsu, boxe, karatê e até os mais radicais como mountain bike, moto-cross e skate tem um grande risco acidentes que podem levar ao traumatismos em dentes e nos maxilares.
Em função disso, muitos atletas recorrem sabiamente à utilização de protetores bucais como um eficiente método de redução de danos, ou até mesmo de eliminação dos traumatismos, principalmente em incisivos centrais e laterais superiores.
Qual a vantagem de usar um protetor?
Os protetores funcionam como uma almofada, ela absorve o impacto distribuindo as forças durante o golpe ou impacto, prevenindo, assim, a laceração, equimose dos lábios e bochechas.
A Academia Americana de Odontologia Esportiva, afirma que o uso desse aparelho diminui em até 80% os riscos de trauma dental. Cada atleta envolvido em esportes de contato tem 10% de chance de sofrer um acidente dental ou oral.
Sem o uso do protetor bucal personalizado, o risco de sofrer um ferimento nos dentes aumenta mais de 60 vezes. Devido ao fato de ser bem adaptado, o protetor bucal não atrapalha a respiração do atleta, possibilitando uma fala mais fácil e a ingestão de líquidos sem precisar tirá-lo da boca.
Quais os tipos de protetores?
Existem, basicamente, dois tipos de protetores bucais: o "ferve-e-morde" e o personalizado.
Eles são usados na arcada dentária superior, o local mais vulnerável aos traumas. Se o atleta usa aparelho ortodôntico fixo, o protetor é colocado em ambas as arcadas, pois a possibilidade de ferimentos é maior.
O "ferve-e-morde" é um protetor bucal feito de silicone, vendido em lojas de material esportivo, em tamanho único. Para usá-lo, o esportista precisa adaptá-lo à sua boca. É necessário que o atleta fique de boca fechada durante a competição para que o protetor não caia. Esse aparelho dá uma falsa sensação de segurança. Como não se adapta perfeitamente à boca, pode causar ferimentos nos desportistas.
O protetor bucal personalizado é um aparelho bem mais sofisticado. Trata-se de uma placa de silicone prensada sobre o modelo de gesso. Pelo fato de ser confeccionado sobre o modelo da arcada, adapta-se perfeitamente à boca, oferecendo maior conforto e maciez. Podendo ser colorido ou transparente.
Para colocá-lo o atleta necessita fazer, no mínimo, duas consultas. A primeira é um exame clínico para avaliação de suas condições bucais, tipo de mordida, se usa aparelho ortodôntico e outras informações. Também, nessa fase, costuma-se fazer a moldagem da arcada superior e escolhe-se a cor. A segunda serve para a colocação do protetor e ajustes, caso sejam necessários.
Quais esportes que mais precisam?
O protetor bucal personalizado pode ser utilizado por quase todos os esportes que envolvem velocidade, impacto ou atrito com outro atletas.
Podemos citar centenas de esportes que necessitam de um acompanhamento de um especialista, entre eles os mais comuns são:
- Alpinismo
- Boxe
- Corrida
- judô
- jiu-jítsu
- Triathlon
- karatê
- Mountain bike
- Moto-cross 
- Ciclismo
- hockey inline
- Patins inline
- sumô
- Luta greco-romana
- voleibol
- handebol
- futebol de salão
- Rally

Nenhum comentário:

Postar um comentário