O que é retração gengival?

É o deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente. Isso pode ocorrer em um só dente ou em vários.
O QUE OCASIONA ESSA RETRAÇÃO?
A causa não é fácil de determinar. Existem várias hipóteses: Traumatismo por escovação (fricção exagerada com escova de cerdas duras): inflamação da gengiva pela presença da placa bacteriana; trauma oclusal (forças excessivas sobre o dentes causadas por má posição dentária ou por restaurações “aftas”); restaurações desadaptadas na região gengival; posição alta dos freios labiais e lingual; movimentos ortodônticos realizados de maneira incorreta; dentes apinhados (encavalados); pouca espessura do osso que recobre a raiz.
POR QUE NESSA SITUAÇÃO OS DENTES FICAM MAIS SENSÍVEIS?
Devido á exposição da raiz, a camada que reveste (cemento) desaparece, expondo a dentina, que é sensível. Bochechos com soluções fluoretadas podem amenizar o problema.
TEM RELAÇÃO COM A IDADE?
Uma certa retração gengival generalizada é percebida com o passar dos anos e considereda normal. Algumas pessoas são mais susceptíveis que outras.. A retração pode avançãr em alguns períodos e, em outros permanecer estacionária.
EXISTE TRATAMENTO?
Normalmente, o que se faz é evitar a evolução desse processo por intermédio de escovação adequada, limpeza profissional, ajuste oclusal, remoção de hábitos nocivos, remoção de excessos de materiais restauradores, se houver, e se for o caso, corrigir a má posição de dente com aparelho ortodôntico.
É POSSÍVEL RECOBRIR A RAIZ NOVAMENTE?
Sim, por intermédio de técnicas cirúrgicas utilizadas principalmente em retração de um ou no máximo dois dentes. São cirurgias de resultados não previsíveis, em que, em determinadas situações, vale a pena tentar.
SE NÃO FIZER A CIRURGIA, PODE-SE PERDER O DENTE?
A retração, por si só, não provoca a perda do dente, desde que as causas sejam eliminadas e que não haja inflamação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário