O que é gengivite?

Gengivite é o nome que se dá a uma inflamação da gengiva. É o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada.
A causa direta da doença é a placa, uma película, grudento e sem cor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.
Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (venenos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença da gengiva, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos.
Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e mandíbula/maxilar.
Como sei que tenho gengivite?
Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que podem sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada. A doença da gengiva pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. Algumas pessoas têm mau hálito freqüente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.
Como posso prevenir a gengivite?
Uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro), apenas o dentista ou um higienista podem removê-la.
Você pode prevenir a gengivite através dos seguintes hábitos:
1) Escovação e uso apropriado do fio dental para remover placas e restos, e do controle do aparecimento de tártaro.
2) Alimentação correta para garantir nutrição adequada para o osso da mandíbula/maxilar e dos dentes.
3) Evitar cigarros e outras formas de tabaco.
4) Ir ao dentista regularmente. No minimo 1 vez por ano
Leia também sobre a retração gengival
É o deslocamento da gengiva, que provoca a exposição da raiz do dente. Isso pode ocorrer em um ou varios dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário