A influência da Diabetes no tratamento.


A melhor maneira de fazer um
implante dentário.
Olá para todos!!! 

Este mês falaremos um pouco sobre uma doença sistêmica bastante prevalente no Brasil e que vem aumentando seus índices a cada ano: A Diabetes. Desta forma, seria interessante explorar um pouco sua influência no tratamento periodontal e na colocação de implantes. 

A Diabetes é uma doença sistêmica que possui influência sobre todo o organismo, gerando outras patologias associadas, em especial quando não tratada ou monitorada. Para a doença periodontal, a Diabetes é considerada como um fator de risco, o que significa que indivíduos que apresentem a doença têm mais chances de adquirir periodontites do que pessoas saudáveis. Da mesma forma, caso a pessoa já possua periodontite e também a Diabetes, a literatura é clara no sentido de que a resposta ao tratamento periodontal e a chance de manutenção dos dentes na boca por logos períodos de tempo torna-se mais difícil, em especial quando o indivíduo não a controla, seja por medicamentos, por dieta ou ambos.

No caso dos implantes, a Diabetes era considerada uma contra-indicação do tratamento, uma vez que a osseointegração do implante ao osso é um processo cicatricial que envolve células específicas e depende da microvascularização, mas no caso dos diabéticos este sistema normalmente encontra-se afetado em algum grau. Por este motivo que mesmo nos dias de hoje alguns profissionais acreditam que a Diabetes seja uma contra-indicação direta para o tratamento de implantes. 

Todavia, já faz alguns anos que vários trabalhos têm mostrado que diabéticos podem ser reabilitados com implantes desde que estejam controlados, a semelhança do caso da periodontite. 

Recentemente, Jawed & Romanos (2009)* realizaram um trabalho de alto grau de evidência científica o qual mostrou, de que maneira geral, implantes colocados em indivíduos diabéticos controlados têm taxas de sucesso semelhantes aos de indivíduos não-diabéticos. O controle e manutenção deve estar baseado numa boa qualidade de higiene bucal o que ajuda no sucesso dos implantes de pacientes diabéticos. Sendo assim, é possível hoje em dia que pacientes diabéticos sejam tratados periodontalmente com boas chances de sucesso e manutenção dos seus dentes, assim como, serem reabilitados pela colocação de implantes dentais, desde que estes indivíduos estejam com sua Diabetes controlada.

Abraços a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário