Esclarecendo suas dúvidas Ortodontia, precisa que o paciente colabore

A correção da posição dos dentes não é simplesmente uma questão estética. Os dentes mal posicionados podem causar cáries e problemas gengivais, isto ocorre devido à dificuldade que os pacientes têm em manter a higiene bucal. Muitas vezes é impossível fazer uma boa escovação, ou mesmo passar fio dental entre os dentes situados em posições de difícil acesso.
Nestas condições o aparecimento da Cárie é simplesmente uma questão de tempo. A decisão por um tratamento ortodôntico deve sempre ser tomada de comum acordo entre o dentista especialista na área e o paciente que necessita do tratamento. Após o inicio o tratamento o mesmo não deve ser interrompido, um tratamento ortodôntico interrompido pode deixar a situação mais complicada do que era inicialmente.
Existem aparelhos ortodônticos fixos que permanecem aderidos aos dentes e aparelhos removíveis que são tirados da boca durante as refeições e para higienização. Ambos os aparelhos exigem muita cooperação do paciente para que o tratamento tenha o sucesso pretendido.
Frequentemente os especialistas utilizam as duas alternativas dependendo da fase em que o tratamento se encontra. Os aparelhos exigem do paciente cuidados especiais, os quais são transmitidos pelo profissional por ocasião da instalação dos mesmos.
Para evitar manchas nos dentes, cáries ou gengivites (inflamação nas gengivas), é necessário uma escovação rigorosa do aparelho e dos dentes. Cuidados com a alimentação são imprescindíveis. O açúcar entre as refeições e alimentos duros como: torradas, pipocas, amendoins, torrones, devem ser evitados; assim como, as gomas de mascar que podem danificar os aparelhos.
Hábitos nocivos como: chupar dedos ou chupetas, morder lápis ou canetas e roer unhas, normalmente implicam em atrasos ou mesmo na alteração do tratamento planejado. É importante lembrar que após a instalação do aparelho, a cada visita ao dentista, será necessário um ajuste do mesmo. Este ajuste pode ser um pouco incômodo, porém logo o paciente começará a perceber os resultados, podendo avaliar o progresso do tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário