Cirurgia Ortognática Sub-especialidade da Cirurgia Buco Maxilo Facial

A Cirurgia Ortognática é a sub-especialidade da Cirurgia Buco Maxilo Facial que reúne um grupo de procedimentos cirúrgicos que tem como objetivo principal a corrigir as deformidades dento-faciais, resultantes de algum tipo de falha no posicionamento satisfatório das arcadas dentárias e ossos da face em relação à base do crânio, interferindo na aparência estética dos pacientes e comprometendo muitas vezes o funcionamento correto dos maxilares.
As deformidades dento-faciais apresentam-se em dois tipos de classes principais, descritas na literatura científica, são elas:
Micrognatismo ou Retrognatismo: A mandíbula (parte inferior) é menor que o maxila (parte superior). Neste caso pode optar por encurtar o maxila ou alongar a mandíbula.
Esta deformidade é conhecida como Classe II, de Angle.
Prognatismo: A mandíbula (parte inferior) é maior do que a maxila (parte superior). Neste caso pode optar por reduzir ou recuar a mandíbula.
Esta deformidade é conhecida como Classe III, de Angle.
Como é feita a cirurgia ?
A avaliação destas deformidades inicia-se com a observação cuidadosa da face. Em seguida de uma série de exames de imagem (fotografias, slydes, radiografias e tomografias) complementam o exame clínico trazendo dados pertinentes a estrutura óssea, além de documentar o caso para acompanhamentos posteriores.
Programas de computador analisam as radiografias e auxiliam a observação e medida entre pontos do crânio e da face indicando suas relações, são chamadas: cefalometrias computadorizadas.

Antes da Cirurgia Depois da Cirurgia


O que será feito na cirurgia?
Após determinar como será feito a cirurgia ortognática o Cirurgião dentista e o especialista em Ortognática irão re-posicionar a mandíbula (parte inferior), podendo ir mais para frente (avançar a mandíbula), ou mais para traz (recuar a mandíbula), ou até mesmo ter que re-posicionar o maxila (parte superior) avançando ou encurtando. Após o reposicionamento o maxila ou a mandíbula serão fixados através de mini-placas de metal (Titânio) ou materiais bio absorvíveis.
Planejamento da Cirurgia
Cada tipo de deformidade requer um planejamento e um tipo de cirurgia diferente. O ideal é que o Cirurgião e o Ortodontista façam este planejamento juntos, já que na maioria dos casos, a utilização de aparelhos ortodônticos se faz necessária tanto no pré quanto no pós-operatório.
Com qual idade pode-se fazer essa cirurgia?
A cirurgia Ortognática pode ser feita a partir dos 15 anos de idade, no momento em que o crescimento dos ossos faciais já está no fim e já definidos. Dai para frente e as únicas mudanças será o posicionamento dos dentes na arcada.
Existe alguma prevenção?
Sim. Caso o ortopedista identifique alterações na face maxila ou mandibular por volta dos 5 aos 7 anos, poderá ser aplicado a ortopedia funcional, essa técnica ajudará a corrigir o crescimento facial.
Neste caso é bom que um Buco-maxilo ou Cirurgião de Ortognática acompanhe o caso. Na maioria dos caso as correções evitam cirurgias no futuro ou reduzem a proporção.
Onde é feita a Cirurgia ?
A Cirurgia Ortognática é realizada em ambiente hospitalar, e o período de internação é relativamente curto.
Qual o prazo de recuperação?
Normalmente, a recuperação dos pacientes é completamente estabelecida em torno de 4 a 8 semanas, dependendo do caso.
Plano de saúde cobre este tratamento?
Nem sempre, porém se o paciente possuir um Plano de Saúde, é possível negociar para que o convênio faça a cobertura das despesas hospitalares necessárias, para execução da cirurgia.
 Antes e depois 

Nenhum comentário:

Postar um comentário