Aparelhos dentarios transparentes / invisiveis

Os aparelhos dentários transparentes ou invisíveis são de dois tipos distintos: os aparelhos de brackets translúcidos (transparentes) e o Invisalign.

Neste artigo ficará a saber qual o mais indicado para si, as suas diferenças e algumas características gerais deste tipo de aparelhos.

Vejamos em primeiro lugar as diferenças entre estes dois aparelhos

Observe as figuras seguintes:

Claramente se verifica que são aparelhos distintos.
De forma muito resumida o aparelho à esquerda é um aparelho convencional em que os brackets e fio são translúcidos dando a sensação de serem invisíveis. O aparelho Invisalign (link para o site da marca Invisalign) poderá ser considerado invisível já que pelo seu formato e composição passa muito mais facilmente despercebido do que o aparelho dentário fixo de brackets translúcidos.

Mas há mais diferenças?

Estes dois aparelhos dentários esteticamente têm a mesma função, passar despercebidos, mas na realidade têm naturezas muito distintas e aplicações completamente diferentes. Isto é as semelhanças ficam-se por aí. senão vejamos mais diferenças:

Aparelho dentário fixo de brackets transparentes

  • é uma “simples” variação aparelho fixo comum
  • sua aplicação e recomendações são iguais ao aparelho fixo
  • recomendado para qualquer tipo de desalinhamento
  • já existem no mercado os aparelhos de brackets auto ligantes (tipo Damon System) estéticos
  • manutenção mensal (apertos/ajustes, substituição de elásticos…)
Nota: para fumadores e pessoas que bebem café com frequência desaconselha-se o uso deste aparelho já que os brackets mancham com facilidade. Perde-se assim o efeito de “aparelho transparente”.

Aparelho dentário Invisalign

  • aparelho sem brackets (como se vê na figura 2)
  • composto por uma unidade removível
  • translúcido (passa mais facilmente despercebido)
  • recomendado em casos em que o desalinhamento não é muito severo
  • custos mais elevados que o aparelho estético
  • não tem qualquer manutenção (apenas se trocam os “moldes” conforme indicação do ortodontista)

Afinal qual o mais indicado para si?

Se o seu desalinhamento não for muito “grave” poderá ter a possibilidade de usar o aparelho dentário Invisalign. Prepare-se para os custos serem mais elevados que no caso do aparelho estético. Este último em princípio poderá ser utilizado por qualquer pessoa, mas, tal como afirmamos acima convém que não seja fumador nem beba café ou coca cola (se o fizer lá se vai o efeito translúcido – os brackets ganham uma tonalidade acastanhada, nada estética diga-se).
Resumindo, embora o Invisalign seja um aparelho soberbo que passa quase despercebido, como é mais caro e pode não poder ser utilizado por si, pense que nem tudo está perdido. Se procura um aparelho dentário transparente, a opção mais correcta será a do aparelho estético (do tipo Damon ou o convencional com elásticos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário