Aparelho odontológico (ortodôntico)


Aparelho odontológico fixo 
Este tipo de aparelho é fixado aos dentes através de uma pasta adesiva ou cimento. O aparelho é composto por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável por facilitar a movimentação dentária e não é necessário ajuda do paciente.

Aparelho odontológico removível 
Este aparelho é moldado para encaixar na boca do paciente, podendo ser removido pelo paciente ou pelo ortodontista. Neste caso a ajuda do paciente no tratamento é fundamental. Neste caso se realiza pequenas movimentações dentárias, utilizadas nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).
Hoje em dia existem aparelhos fixo e removíveis como os de cerâmica, que são quase transparentes e é melhor escolha para quem é muito vaidoso, pois as peças de suporte se confundem com a coloração do dente.
Por quanto tempo se usa o aparelho odontológico?
Não existe uma forma exata de determinar o prazo que se deve usar o aparelho odontológico. O especialista pode estimar uma prazo que pode variar para mais ou para menos.
Alguns fatores biológicos, tipo do aparelho, manutenção, visitas ao dentista, cuidados e limpeza podem influenciar para que o aparelho odontológico e de acordo com a experiência na área da Ortodontia
Prever o tempo de um tratamento ortodôntico é difícil, pois este depende de vários fatores, como respostas biológicas individuais, tipo de má oclusão, tipo de aparelho utilizado e colaboração do paciente. Um tempo médio é de vinte e quatro a trinta meses de tratamento ativo.
Com qual idade devo usar aparelho odontológico?
Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico. Porém os pacientes já na fase adulta devem tomar alguns cuidados especiais, principalmente em relação a gengiva (tecidos moles de suporte dos dentes) que podem chegar a contra-indicar o tratamento devido a fragilidade de desencadear problemas periodontais.
Hoje em dia uma das filosofias do tratamento ortodôntico é a correção da má oclusão desde a dentição decídua (dentição das crianças), caso seja necessário, é chamada de ortodontia preventiva, pode ser acompanhada ou não da ortopedia funcional dos maxilares.
Qual a função do ortodontista?
Avaliar, prevenir, corrigir, alinhar e posicionar os dentes na mandíbula.
O ortodontista estuda o posicionamento dos dentes e determina uma técnica a ser aplicada para que os dentes superiores e inferiores entrem em harmonia, no qual é essencial para triturar os alimentos, fazer a higiene bucal (com escovas e fio-dental), e corrigir problemas de fala, além disso, o tratamento proporciona um ótimo resultado estético. Para saber mais sobre o tratamento ortodôntico clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário