Aparelho dentário: tempo de uso


O tempo que decorre desde o início do tratamento ortodôntico até ao seu término é uma das grandes preocupações da maioria das pessoas que pretendem colocar aparelho dentário. As motivações para essa preocupação são simples: ninguém quer passar demasiado tempo com um “sorriso metálico” e por outro lado pretendem que o tratamento ortodôntico seja o mais rápido possível.

Afinal durante quanto tempo irei ter um “sorriso metálico”?
Antes de poder dar uma resposta a essa questão, importa referir alguns aspetos importantes quando se faz uma avaliação acerca do tempo de uso do aparelho dentário. O primeiro que devemos referir tem a ver com a singularidade que cada caso representa para o Ortodontista. Em termos simples, cada caso é um caso e lá porque a maioria das pessoas fica “x meses” com o aparelho, não quer dizer que o seu caso em particular também vá cair dentro dessa média. Pode haver condicionantes pessoais que atrasem o tratamento, ou por outro lado, podem existir fatores que facilitem todo o processo e você demore menos que o tempo estimado.
Assim, em primeiro lugar, você deve reter que os tempos médios que lhe indicarem, são apenas uma referência temporal e não um valor exato.
Uma segunda nota acerca do tempo decorrido durante o tratamento ortodôntico: esse é um processo lento e demorado. Entenda que não tem como apressar o alinhamento dentário, aliás se isso fosse possível, o mais certo seria você poder vir a sofrer de problemas sérios pela aceleração de um processo que deve ser progressivo.
Desse modo, mesmo entendendo a sua ansiedade de querer retirar o aparelho logo que possível, perceba que as alterações da morfologia dos seus dentes e a progressão do tratamento ortodôntico serão lentos. Seja paciente pois a recompensa é um sorriso maravilhoso e uma saúde dentária melhorada (o correto alinhamento dentário facilita a higienização e melhora a oclusão, evitando-se assim inúmeros problemas de saúde bucal).

Finalmente uma estimativa do tempo médio de uso do aparelho dentário

Feitas estas notas prévias falemos então do tempo de uso do aparelho dentário. Para facilitar a compreensão do mesmo, iremos colocar o que são considerados os tempos médios de uso do aparelho para dois tipos diferentes:
Para saber a razão dessas diferenças no tempo de utilização do aparelho nestes dois aparelho, leia o artigo sobre o Damon System e perceberá facilmente o porquê desse demorar cerca de metade do tempo do aparelho convencional.
Perante isto, agora depende de você e do seu ortodontista, avaliar o que melhor se enquadra às suas necessidades e escolher o aparelho dentário adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário