quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Aparelho dentário dói? Dores e incómodo do aparelho.

Essas são provavelmente das primeiras questões que todos os que querem colocar aparelho dentário fazem a si próprios antes de ir no seu ortodontista. Dói colocar aparelho dentário?

Incomoda colocar aparelho dentário? Será que vou sentir dores?

É importante esclarecer alguns aspecto relacionados com as dores e incômodo que se pode sentir quando se coloca aparelho dentário.
Também é importante realçar desde já que os caros de dores e incômodo sentidos com o aparelho devem ser razão para alarme e para que mude de ideias quanto à colocação do aparelho. E acredite, pequenos sacrifícios levam a grandes recompensas, e esse é o caso!

Porque o aparelho machuca/incomoda você?

Em primeiro lugar é importante que saiba que um aparelho dentário, mais não faz do que deslocar seus dentes de uma posição para outra. E onde estão “implantados” os dentes? No osso do seu maxilar ou mandíbula. Naturalmente qualquer movimento dos dentes fará com que seu organismo responda com a dor. Não é normal os dentes estarem se movendo, é essa no fundo a mensagem que seu sistema nervoso está transmitindo. Ele quer dizer com a dor que algo de errado se passa com sua dentição.
Na verdade, não é natural esse movimento e seu corpo pode responder de forma negativa. Daí que você sinta dores e incómodo. Mas, todos sabemos que é perfeitamente seguro e controlado todo esse movimento dos dentes. O problema é que seu corpo não sabe disso e imagina que algum corpo estranho está machucando seus dentes e aí manda esse sinal de alerta para seu cérebro.
Resumindo, as dores que se sentem após colocar aparelho dentário, são naturais e apenas uma resposta normal do seu corpo.

Mas vou sentir dores todo o tratamento? Que tortura!…

Calma! Nada disso. É natural que a maioria das pessoas sinta dor no início do tratamento. E início entende-se por um período que vai de 1 a 3 meses depois da colocação do aparelho. Mas, à medida que seus dentes e seu corpo se acostumam à presença do aparelho dentário em sua boca essa dor / incomodo tende com o passar do tempo a atenuar e até desaparecer.

O que posso fazer para atenuar essa dor?

Primeiro que tudo logo que sinta alguma dor visite seu ortodontista, talvez o seu aparelho precise de ser reajustado, já que, uma das razões para você sentir dores é o facto do aparelho estar movendo depressa demais seus dentes. Essa uma questão que seu dentista resolve facilmente.
Se mesmo depois de reajustado seu aparelho ainda provoca alguma dor, pode sempre tomar analgésicos de venda livre, em todo o caso peça aconselhamento ao seu dentista sobre o que tomar e se pode tomar alguma coisa. A toma de analgésicos deve sempre ser seguida e aconselhada por um profissional de saúde qualificado, no caso seu dentista.
Lembre-se: logo que sinta dor se dirija ao seu dentista.

Há outra coisa que me machuca: os brackets tocando na boca

Outro dos incômodos que o aparelho dentário pode provocar é machucar o interior da sua boca através da fricção dos brackets. Estes regra geral são metálicos e é natural que provoquem sangramento em sua boca. Mas, tem solução! Procure no seu ortodontista por uma cera especial que pode colocar por cima dos brackets de modo a que estes se tornem menos abrasivos para sua boca. Essa cera além de inócua, pode ser ingerida que não tem problema, suaviza a superfície dos brackets evitando que machuquem sua boca.

Não se assuste com esse artigo, colocar aparelho não incomoda tanto assim.