Remédio caseiro para a dor de dentes


A dor de dentes é uma condição que pode tornar a sua vida num verdadeiro inferno. A dor intensa e insuportável não o deixa dormir, comer, beber e até uma brisa de ar frio pode incomodar você. Geralmente a causa da dor de dentes é uma simples cárie dentária que chega até à polpa do dente, que é onde estão os vasos sanguíneos e a terminação dos nervos. Daí que você sinta essa dor intensa.

Por estranho que possa parecer, a dor na realidade nem é o seu maior problema, esse reside no que está por trás da dor e a está provocando. A dor é apenas um sintoma e com certeza algo de muito errado está se passando com a sua saúde. Pode se tratar de uma infeção nas gengivas, uma cárie dentária, um dente lascado, uma restauração malfeita, um tratamento de canal que correu mal… enfim há quase uma infinidade de problemas que poderão estar na origem dessa dor de dente. Mas, você chegou aqui porque procura aliviar a dor de dentes, assim passemos às soluções caseiras que você pode adotar.


Remédio caseiro para a dor de dentes:

O melhor remédio caseiro para a dor de dentes é você cuidar da sua dentição com uma higiene oral cuidada e visitas frequentes ao dentista. Mas, se eventualmente não seguiu essas orientações, ou se seguiu e elas não foram suficientes, aqui encontra remédios caseiros para aliviar a dor de dentes em vez dos medicamentos comuns. Vejamos quais são:


  1. Massagem “gelada” – pegue um cubo de gelo e passe na gengiva junto do dente que está doendo. Isso é um bom remédio caseiro para aliviar a dor de dentes, pois o frio em si, reduz o fluxo de dor que os impulsos nervosos transmitem. Tem uma taxa de sucesso de 60 a 80%. Há quem coloque mesmo o cubo de gelo diretamente no dente, embora isso possa piorar a dor em certa medida.
  1. Alho – há quem defenda que colocar um pouco de alho e uma pedrinha de sal diretamente no dente, aliviam a dor podendo mesmo eliminá-la.
  1. Cebola – a dor de dentes pode eventualmente ser aliviada usando cebola, basta aplicar um pouco sobre o dente e a gengiva. Pode acontecer o alívio da dor porque a cebola tem propriedades antibacterianas eliminando bactérias e germes da sua boca.
  1. Lima – A lima é rica em vitamina C e isso previne as cáries dentárias e pode providenciar alívio a dor de dentes.
  1. Gérmen de Trigo – o suco de gérmen de trigo é um excelente enxaguante bucal e um remédio natural para dor de dentes. Também elimina as toxinas das gengivas e controla o desenvolvimento das bactérias.
  1. Asafoetida – esse é termo científico para um material resinoso que se obtém da raiz de várias plantas da família da salsa. Ajuda com a dor de dentes dando um alívio progressivo.
  1. Óleo de Cravo – coloque óleo de cravo diretamente no dente afetado, pode usar um cotonete para o fazer. Segundo os mais velhos, isso lhe trará alívio à sua dor de dentes.
  1. Pimenta - uma pitadinha de pimenta misturada com um pouco de sal, dizem ser uma opção muito válida para acabar com a dor de dentes, é defendido por alguns que também elimina a sensibilidade dentária sentida por causa da dor.
  1. Óleo de orégão – esse é um remédio muito interessante pois o orégão atua de forma agressiva contra os elementos patogênicos de uma cárie dentária, ou seja, as bactérias.
  1. Sal – gargarejar a boca com água salgada é tido por alguns como um bom remédio caseiro para a dor de dentes. É bom lembrar que depois disso deve sempre enxaguar a boca com água simples sem nada.
  1. Álcool - para quem gosta de bebidas, esse pode ser o remédio adequado. Gargarejar a boca com um pouco de cachaça, ou aplicar outro tipo de bebida no dente que dói, pode trazer um alívio temporário. Deixar essa bebida com álcool mesmo por cima do dente que dói durante alguns segundos, pode eventualmente “adormecer” a gengiva dando uma certa sensação de alívio.


Como poderá concluir, existem muitos remédios caseiros para a dor de dentes. Se funcionam ou não, não podemos garantir. Repare que alguns tanto poderão ser mitos, como realmente funcionar às mil maravilhas. É tudo uma questão de experimentar. Mas, lembre-se sempre, alívio temporário da dor de dentes é uma coisa, solucionar o que originou essa dor é outra, ou seja, mesmo que acabe usando um desses remédios caseiros, nunca prescinda de ir ao seu dentista para que este possa diagnosticar o seu problema e dar-lhe o devido tratamento.
O que achou desses remédios para a dor de dentes? Algum funcionou com você?
Alertamos que esses remédios caseiros para a dor de dentes podem não resultar, ou alguns deles podem até piorar a sua dor, portanto se os utilizar estará fazendo-o por sua conta e risco e não nos poderemos responsabilizar por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário