Medicamentos e a dor de dentes

Medicamentos e a dor de dentesQuase todas as pessoas que passam por uma dor de dentes terão de tomar algum tipo de medicamento. Quer seja um analgésico, um antibiótico ou outro tipo de medicamento, por ser esta uma das dores mais intensas que o ser humano pode sentir, torna-se necessário usar medicação. Saiba neste artigo mais acerca deste tema.
Como aviso prévio devemos dizer-lhe desde já o seguinte: neste artigo não vai encontrar nenhuma listagem de medicamentos a usar durante a dor de dentes. Achamos que seria irresponsável fazê-lo pois, muitas pessoas, no desespero da altura em que sentem dor de dentes tentam de tudo para a aliviar. Assim, chegam a tomar medicamentos que não devem, procedendo de forma irresponsável a um processo de auto medicação.Porquê e quando não deve tomar medicamentos para a dor de dentes

Como já afirmamos, você não deve auto medicar-se. Tal pode representar um risco enorme para a sua saúde e mesmo que esteja desesperado, não caia nessa tentação. Na pior das hipóteses tome um analgésico simples, desses que se usam nas dores de cabeça. E mesmo estes podem encobrir alguns perigos. Por exemplo o Ibuprofeno  pode impedir a coagulação e isso pode ser um problema. Como? Imagine que terá de extrair um dente e esteve a tomar esse tipo de medicamento. Ora, se este impede a coagulação, o que pode acontecer é a hemorragia provocada pela extração do dente simplesmente não querer parar. Está a ver o problema?
Só há duas pessoas devidamente habilitadas a prescrever-lhe medicação: o seu dentista ou um médico de clínica geral. Estes terão capacidade cientifica e dados suficientes para agir de acordo com aquilo que você necessita.
Resumindo, você não deve tomar qualquer medicação antes de consultar um médico, mesmo que a dor seja intensa e o desespero o esteja a empurrar nessa direção. É preferível experimentar um remédio caseiro para a dor de dentes, do que pegar em medicamentos que desconhece e tomá-los de forma indiscriminada e irresponsável.
Que medicamentos se tomam durante a dor de dentes
Há pelo menos dois tipos distintos de medicamentos que o seu médico ou o seu dentista lhe podem prescrever: os analgésicos e os antibióticos. Os analgésicos como qualquer pessoa saberá, servirão para eliminar a dor. Na pior das hipóteses irão dar-lhe algum alívio para a dor de dentes. Os antibióticos servirão para tratar uma possível infeção.
Mais uma vez um alerta importante: em especial no caso dos antibióticos, saiba que a sua toma deve ser feita apenas a conselho médico. São medicamentos extremamente fortes e que interferem com o seu sistema imunitário. Se forem tomados indiscriminadamente podem mesmo fazer-lhe mal e criar habituação no seu corpo, isto em última instância pode mesmo anular o seu efeito caso tenha de os tomar no futuro. Ou seja, tome-os apenas a conselho de um médico e tente não habituar o seu corpo a eles. Faça-o em último caso apenas. Por fim, um novo alerta, nem todos os antibióticos servem para ajudar uma infeção provocada pelos dentes. Lá porque em casa tem um antibiótico, não significa que este seja o indicado. Cada antibiótico tem uma ação definida, por isso, mais uma vez sublinhamos, deixe que seja o médico ou dentista a definir no caso de ser necessário tomar antibiótico e qual o que deve tomar.

A irresponsabilidade de tomar medicamentos só porque se viu na internet

A internet também tem um lado negro e no que toca a uma questão tão sensível como a dor de dentes, com um pouco de pesquisa, poderá verificar que o que não falta por aí são pessoas a indicar o medicamento x, y ou z para a dor de dentes. Quem são essas pessoas? Estão elas habilitadas a fazê-lo? Arriscamos a dizer que não!
Ou seja, mesmo que o desespero tome conta de si, não deixe que essa sensação lhe tire o discernimento. Tenha o sangue frio suficiente para dizer não à toma de medicamentos antes de consultar um médico.
E por último, não lhe pediremos desculpa por não divulgarmos que medicamentos usar na dor de dentes, acredite que estamos a ajudá-lo mais procedendo desta forma. O único conselho válido que deve extrair do que leu é: se acha que necessita de algum tipo de medicamento, não se auto medique, consulte sempre um médico.

Esperemos que tenha ficado clara a relação entre medicamentos e a dor de dentes. Se subsistirem dúvidas já sabe, consulte um médico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário