Dor de dentes por causa do aparelho dentário

Todo o mundo tem diferentes reações ao aparelho dentário, na maioria dos casos os pacientes apenas sentem algum incômodo por ter na dentição algo “estranho”, mas há casos em que se sente dor de dentes por causa do aparelho dentário. Saiba que esse é um caso raro, mas, como pode acontecer, achamos importante dar-lhe as indicações necessárias para lidar com essa dor de dentes da melhor forma.
Dor de dentes por causa do aparelho dentário
Porque se sente dor de dentes por causa do aparelho dentário?
Como aliviar a dor de dentes
  • Aplique um pano quente (pode estar molhado ou não) na área onde sente dor de dentes e deite em sua cama com a parte que dói para cima. Isso poderá aliviar um pouco a dor.
  • Use um analgésico simples desses para as dores de cabeça que quase todo o mundo tem em sua casa.Atenção que não estamos dizendo que você se deva auto-medicar. Tomar um analgésico simples e bem diferente de tomar outro tipo de medicamento que apenas um médico pode prescrever. Respeite a dosagem desse medicamento e em caso algum a ultrapasse.
  • Morda um pedaço de pano, isso poderá estimular a circulação sanguínea dando-lhe algum alívio. Note que em alguns casos isso pode piorar a dor, portanto, comece com uma mordida muito ligeira e ao mínimo sinal de que a dor está piorando pare. Você com certeza não vai querer agravar essa dor de dentes.
Outras sugestões e dicas para quem usa aparelho dentário
Esperamos que tenha ficado esclarecido(a) acerca das causa e tratamento para uma dor de dentes causada pelo aparelho dentário. Em caso de dúvida use o formulário
Você sente dor de dentes por causa do aparelho dentário simplesmente porque os seus dentes, com a colocação do aparelho dentário, foram forçados pela primeira vez a mover-se. Como é compreensível, o seu corpo não reage bem a essa pressão nos dentes para que eles se movam. É que numa situação normal os dentes estão consolidados na sua posição e apenas se movem muito ligeiramente e raramente todos ao mesmo tempo como acontece com a colocação do aparelho dentário.
Assim, o corpo humano perante esse “abuso” reage em alguns casos com a dor, como que avisando você de que há algo de errado se passando com o seu corpo. Como poderá concluir, essa sensação, apesar de incomoda é perfeitamente normal.
Também será importante referir que a sensação de dor não aparece apenas nas pessoas que acabam de colocar aparelho dentário, isto é, de cada vez que você fizer a manutenção e for colocada pressão de novo nos dentes, é possível que eles voltem a doer novamente.
No caso de quem usa aparelho dentário, é importante que saiba que na maioria dos casos essa dor que está sentindo irá diminuir à medida que os dias passam. Ou seja, após uma semana de colocar o aparelho provavelmente você já não sentirá qualquer dor. Se eventualmente a dor não diminuir após 2/3 dias, talvez seja melhor não esperar mais e marcar uma nova consulta no seu ortodontista. Assim, ele poderá verificar se tudo está como previsto com o seu aparelho e se necessário receitar-lhe um analgésico para a dor de dentes.
Algumas formas de aliviar a dor de dentes:
    Se você colocou aparelho dentário, ou foi fazer a manutenção, evite alimentos duros e que possam obrigar você a aplicar muita força na mastigação. Nesta altura os dentes estão muito sensíveis e pode ocorrer a tal dor de dentes por causa do aparelho dentário.
    Não danifique o seu aparelho dentário mordendo objetos como canetas, nem “ cutucá” o aparelho. Danificar o aparelho dentário é meio caminho andado para que você possa sentir dor, quer seja nos dentes, como por ferimentos causados pelas peças do aparelho dentário.
    Se a dor de dentes que você sente não é em toda a dentição, mas num dente em particular, avise o seu dentista pois pode estar a ser causada por uma cárie dentária que atingiu a polpa do dente e está provocando essa dor. Assim, deve ir ao dentista logo que possível para tratar a cárie.
    Se a acompanhar a dor de dentes você sente também, dor de cabeça ou até dor de ouvido, a opção mais sensata é mesmo fazer uma marcação de urgência no seu dentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário