Dor de dentes nos bebes

Como aliviar a dor de dentes nos bebes? Eis uma questão que deixa qualquer pai/mãe com uma enorme ansiedade e sem saber o que fazer. Relaxe, neste artigo daremos todas as indicações para que você possa acalmar o seu bebe e aliviar as dores provocadas pela erupção dos dentes.

Quando aparecem os primeiros dentes de leite?


À medida que o seu bebe cresce, há uma fase em que os dentes decidem erupcionar. Todos os bebes passam por esse processo e isso acontece em torno dos 6 meses de idade. Nessa altura os primeiros dentes do bebe aparecem. Isso é desconfortável para ele, e pode provocar dores ao ponto do bebe chorar compulsivamente e não conseguir de alimentar, nem dormir.
Note que esse prazo dos seis meses nunca é fixo, alguns bebés começam a ganhar a sua dentição de leite mais cedo, outros mais tarde. Por isso não se preocupe demasiado com isso, repetimos, seis meses é apenas um valor médio.
Para melhor perceber visualmente quando é que os dentes do seu bebê, estão prestes a erupcionar, basta vigiar a sua boca e verificar o aparecimento de pequenos altos na linha da gengiva. Estes devem ser algo esbranquiçados – isso significa que por baixo da gengiva estão os dentes prontos a nascer.

Por que os dentes do bebê doem?

Na verdade não são os dentes que doem, mas sim a sua erupção é que provoca dor. Mas, continuaremos usando essa expressão de dor de dentes no bebe, um pouco para simplificar o artigo.
Prosseguindo, para ter uma noção da razão pela qual os dentes de um bebê doem ao erupcionar, imagine o que seria sentir algo diariamente a pressionar as suas gengivas até rasgar… Só de imaginar quase sentimos um arrepio na espinha. É evidente que isso tem de ser doloroso, ainda por cima sendo num ser tão delicado e frágil como um bebê.
Esperamos que tenha ficado claro porque razão os dentes do bebê doem ao erupcionar, isso concerteza lhe dará melhor compreensão desse processo e facilitará o modo como enfrentará essa fase que também para os pais é difícil, pois pode significar algumas noites sem dormir e com algum stress pelo meio.

Sintomas da dor de dentes no bebê

Embora não seja difícil perceber quando os dentes estão erupcionando no seu bebê, há alguns elementos que poderão facilitar ainda mais a distinguir quando isso acontece. Chamamos de sintomas da dor de dentes no bebê, embora sejam os sintomas de que os dentes estão para nascer. Eles são:
  • aumento da frequência com que o bebê chora
  • aumento da sua irritabilidade
  • gengivas doridas (se você toca o bebê chora) e algo endurecidas
  • choro e dor durante a noite acompanhado de dificuldade em adormecer
  • maior produção de saliva – o bebê fica “babando” um pouco mais
  • o bebê tem mais vontade de morder
  • febre baixa e até diarreia
  • o bebê frequentemente esfrega a bochecha e puxa a orelha (é por causa da dor que sente)
Como vê são sintomas bem fáceis de identificar e que lhe darão uma ideia bem mais clara da fase que o bebê está passando.

Como aliviar a dor de dentes do bebe?

A primeira forma é mesmo ir à farmácia, expor a situação e comprar um gel para passar nas gengivas do bebê. O seu farmaceutico saberá que existem muitos produtos no mercado para essas situações e concerteza lhe venderá o melhor, dando as indicações necessárias ao seu uso. Cuidado: siga criteriosamente as instruções do farmaceutico e não abuse da dosagem aconselhada, isso pode expor o seu bebê a outros perigos indesejados.
Se o bebê faz febre até aos 38 graus, use um anti-pirético para bebê apenas se já tiver sido receitada a ele um. Senão, vá ao médico e fale que o bebê tem estado com febre e a razão. Ele indicará um medicamento adequado. Cuidado: nunca e por motivo algum use um medicamento para a febre dos adultos, esses são muito mais fortes do que os que são indicados para os bebês e podem colocar perigos enormes para a saúde da criança.
Mais algumas sugestões:
  • mantenha o seu bebê limpo e seco – limpe a saliva que ele produz, tenha ainda mais atenção à mudança da fralda (por causa da possível presença da diarreia)
  • dê-lhe algo para morder - existem mesmo uns acessórios com um líquido dentro que podem ajudar. Esses acessórios por terem esse líquido servem para colocar no congelador, darão alívio à gengiva por causa do frio (não exagere e não deixe o acessório congelar, basta ficar um pouco frio)
  • massage a gengiva – mas com cuidado para não provocar sangramento. Lave as mãos e passe suavemente as pontas dos dedos pela parte onde nota que os dentes estão erupcionando

Alguns alertas importantes no alívo da dor de dentes do bebê:

  • não dê ao seu bebê analagésicos ou anti-piréticos para adultos. Isso é gravíssimo! Se não sabe o que fazer, o melhor é consultar um médico. Se isso não for possível, não caia na tentação de medicar o seu bebê sem saber exatamente o que está fazendo.
  • evite coçar a gengiva do bebê para tentar ajudar o dente a nascer. isso lhe provocará uma enorme dor e sangramento, aumentando assim o sofrimento do bebê nessa fase tão delicada. Massajar sim, coçar não.
  • não lhe dê qualquer tipo de objeto para ele morder, há muitos acessórios de bebê para essa fase. Se não puder comprar um dê a ele uma fralda de pano limpa embebida em água para que ele possa morder.

Se não entendeu o que deve fazer perante a dor de dentes no seu bebê, visite o seu médico, ou o seu dentista. É a melhor opção em caso de você ficar confusa ou atrapalhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário