Dor de dente do siso

Dente do siso não erupcionou – se o seu dente do siso não erupcionou, isto é, se está incluso, mesmo assim pode provocar-lhe dor. Como? De várias formas.
Dentes do siso inclusos
Dentes do siso inclusos

  • O dente está incluso e está empurrando toda a dentição – quando isso acontece, a dor de dentes que este dente provoca pode ser mesmo o menos mal que lhe pode acontecer. A razão é simples, a par dessa dor, os dentes por estarem a ser empurrados pelo dente do siso irão desalinhar-se todos! Imagine o que será conviver com os dentes tortos o resto da sua vida, apenas porque o dente do siso “decidiu” empurrá-los a todos para poder erupcionar. É simplesmente horrível. Mas, quanto à dor propriamente dita, esta é também enorme. Obrigar os dentes a mover-se, ainda por cima todos ao mesmo tempo, pode provocar sensações de dor insuportáveis.
  • O dente está incluso e está pressionando o nervo – como sabe, todos os dentes da sua boca estão ligados por vasos sanguíneos e terminações nervosas. Inclusive há um nervo que percorre todos os dentes, ligando-os entre si. Esse nervo se localiza por baixo de toda a dentição. O dente do siso, estando incluso, por vezes tem formas estranhas de tentar erupcionar (veja os vários exemplos na figura de cima), numa delas o dente do siso começa a pressionar esse mesmo nervo que referimos. E quando isso acontece, é garantido que você vá sentir a que será talvez a pior de todas as dores de dentes. Esse nervo por ser extremamente sensível, não pode sofrer o menor impacto e quando o dente do siso o pressiona, simplesmente despoleta uma dor que muitos descrevem como sendo mais forte do que partir um osso. É uma dor constante e de tal forma intensa que só mesmo indo no hospital para que lhe dê em um analgésico bem forte. É comum também nestes casos aparecem pequenos quistos junto das raízes do dente do siso, piorando assim uma situação que por si só já é má.
  • Dente do siso erupcionou – se o dente do siso tiver erupcionado, mesmo que nesse processo não tenha provocado incômodo (o que é raro), você ainda não está livre de sentir uma dor de dentes. Como a maioria das pessoas não tem espaço na dentição para um terceiro molar, o mais natural é que depois de “nascer” o dente do siso “aperte” ligeiramente toda a dentição, aumentando assim a probabilidade de restos de comida ficarem presos entre os dentes. Como concluirá facilmente, isso aumenta também a probabilidade de vir a sofrer de cáries dentárias. E as cáries são quase sempre sinônimo de dor de dentes.
Esperamos que tenha ficado a entender porque doem os dentes do siso e o que fazer nesses casos. 
A dor de dentes causada pelos dentes do siso, de entre todas as dores de dentes que você pode vir a ter, pode ser das piores. Isto porque os dentes do siso podem provocar vários tipos de dor e de uma enorme intensidade. Nesse artigo ficará a saber o que provoca essa dor horrorosa e como se livrar dela.

O dente do siso é provavelmente o dente mais incômodo que o ser humano pode vir a ter. Além de ser um dente que não é estritamente necessário para que tenha uma dentição perfeita, é um dente que na maioria dos casos causa enormes problemas. O mais horrível de tudo isto é que nem sequer necessita de erupcionar para começar a causar incômodo. Saiba mais em seguida.


Porque razão o dente do siso provoca dor?


Há várias razões para que venha a ter dor de dentes por causa do dente do siso. Comecemos por referir as mais comuns de acordo com o facto do dente ter erupcionado ou não.

Em segundo lugar, se não teve a oportunidade de acompanhar a evolução dos dentes do siso e começou de alguma forma a sentir dor de dentes, não tenha contemplações, extraia esses dentes. Como dissemos no início do artigo eles não são estritamente necessários para que a sua dentição seja perfeitamente normal. Arriscamos a dizer que são quase supérfluos.

O que deve fazer quando sentir a dor de dentes, é mesmo dirigir-se de imediato ao seu dentista, se a dor for muito intensa, como em alguns casos que referimos anteriormente, pode mesmo ser das piores dores de dentes que o ser humano pode sentir. Assim sendo, vá direto para o hospital. Se lá eles não procederem à extração dos dentes (o que é o mais comum), pelo menos conseguirão dar-lhe o alívio da dor, de forma a que logo que possível, você se dirija a um dentista e este possa proceder a uma pequena intervenção cirúrgica de forma a eliminar esses dentes de uma vez por todas.


Adenda: é possível que se pergunte se deve extrair todos os dentes do siso ou apenas alguns. A resposta deve ser dada pelo seu dentista depois de analisar o seu caso. O mais certo, é que para evitar problemas no futuro ele simplesmente recomende a extração dos quatro dentes do siso. Faça-o qualquer problema, pois estará a evitar um sofrimento que pode ser atroz no futuro.



O que fazer quanto à dor de dentes do dente do siso? Primeiro aconselhamos a que faça visitas frequentes ao seu dentista. Este pela sua idade saberá que em certa altura você deve fazer alguns raio-x para verificar a evolução dos seus dentes do siso (isso é particularmente importante em adolescentes e jovens adultos). Assim, o seu dentista poderá precocemente prever o que os dentes do siso “estão aprontando” podendo agir em conformidade. Isso poderá evitar que você passe por um processo de sofrimento provocado pelos dentes do siso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário